r e t i r o s
Há precisamente dois atrás terminavamos o nosso retiro ReConectar.
Esta foi a primeira imersão de três dias que partilhei a solo e, claro com a Noá.Foi neste evento que tive a certeza que a minha missão iria passar por estar mergulhada em vivências tão profundas como as que os retiros podem possibilitar. Onde podemos ir a fundo em várias camadas do nosso ser, através de várias práticas trazer a consciência para o momento presente, perceber o que devemos entregar e abrir espaço para um novo, em comunhão com a própria essência, com a natureza, com os outros e com o todo mas sempre trazendo a espiritualidade para o dia a dia e não apenas para quando vamos a retiros, aulas, workshops ou no tapete.
A caminho do auto- conhecimento, do Yoga, é feito a cada dia, em cada pensamento, em cada ação.Estes momentos não servem para curar ou despertar nada nem ninguém, servem para sim, relembrar que a pessoa já tem e já é tudo aquilo que ela deseja, servem sim, para criar um espaço seguro onde a pessoa se possa reconectar com a sua própria essência e relembrar-se da importância de a nutrir dia após dia, apesar das dificuldades que sempre surgirão.
E guiar um retiro sozinha com uma criança? Um desafio emocional surreal que não repeti tão cedo. Mas a verdade é que sempre foi um desafio.
Comecei a dar aulas de Yoga com a Noá poucos dias de ela completar um ano, num quarto onde moravamos que alugava em casa de uma amiga, e como devem imaginar desde tentar preparar a aula e o quarto para virar shala, querer ensinar e ela querer só mamar, lidar com tantrums, mudanças de fralda, posteriormente fugas a meio da aula, idas à casa de banho e afins . Foi e é uma rendição total, abrir-me completamente ao inesperado, aprender que posso dar o meu melhor mas que apartir daí deverei entregar, pois nada nunca estará cem por cento debaixo do nosso controlo.
A verdade é que quando estamos alinhados com a nossa missão, os desafios não desaparecem mas tudo vai acontecendo. Quando decidi ir para Lagos, fomos sem nada, encontramos uma família e alugamos lhe um quarto, encontrei um sitio Ilídico na praia do burgau para dar aulas de yoga e uma concessão na meia praia para fazer massagens .
Massagens sozinha na praia com uma bebé? Tudo é possível, mesmo quando não parece. As pessoas certas irão sempre aparecer e graças ao apoio do dono da concessão que virou um amigo, foi possível. Graças à compreensão de todos os alunos fizemos ao longo destes anos do impossível, o possível. Os desafios estão presentes, mas estão cada vez mais leves .
Obrigada a cada pessoa que se foi cruzando e cruza nesta jornada 🤍
Quero saber quem gostaria de participar na próxima imersão🍃